Música na Escola
Esta
ação de formação destina-se a promover dinâmicas didático-musicais nos docentes
especialistas em música, nos contextos da Creche, Educação Pré-escolar e 1.º Ciclo
do Ensino Básico. Há a necessidade de desenvolver estratégias adaptadas à
atualidade na partilha do som e da música. Que sentido a dar a som, ao silêncio
e à música naqueles contextos, espaços vivos que se pretendem intelectualmente
irreverentes e inconformados? Tendo em conta as suas especificidades deseja-se
mergulhar, a par das novas OCEPE e das Aprendizagens Essenciais, em atividades significantes, exequíveis e aprazíveis sob a forma de projetos. A par
deste exercício, deseja-se consubstanciar a Educação Inclusiva (D.L 54/2018) em
projetos artísticos inclusivos, significantes e abrangentes a todas as
crianças.
Objetivos
1.
Saber partilhar, junto das crianças, vários géneros musicais e usufrui-los de
uma forma ativa e apaixonante;
2.
Conceber projetos musicais multidisciplinares com as crianças;
3.
Explorar o uso do corpo humano como extensão de um instrumento musical natural;
4.
Alargar o uso de estratégias musicais específicas através de canções, danças e
jogos musicais;
5.
Refletir sobre a competência do ensino da música em Portugal, em contextos de
Educação de Infância e 1.º Ciclo do Ensino Básico;
6.
Sistematizar parâmetros musicais elementares (duração, altura, dinâmica,
timbre) e aplicá-los através de projetos interdisciplinares junto de crianças
pequenas;
7. Contribuir para a criação de um guarda-joias musical do educador
musical (educadora de infância, professora do 1.º Ciclo, professores
especialistas de música).
Destinatários
Educadores de Infância, Professores do Ensino
Básico, Professores do Ensino Vocacional de Música, Professores do Ensino Especial.
Programa
Movimento
corporal – 10 h
Andamento
– exploração da pulsação em diferentes andamentos; (P)
Criação
/ improvisação de ritmos com a pulsação em simultâneo; (P)
Compassos
simples binário, ternário e quaternário associados ao movimento corporal; (T/P)
Improvisação
de esquemas rítmico-corporais baseados em conceitos básicos da música (timbre,
altura, dinâmica, andamento); (P)
Jogos
musicais baseados em parâmetros da música (timbre, altura, dinâmica,
andamento). (P)
Repertório
– 6h
Audição
ativa de excertos musicais sob diferentes correntes estilísticas (jazz,
erudita, contemporânea, pop-rock alternativo, world music) (T)
Histórias/contos
com música: a banda sonora através de registos fonográficos e da sonoplastia.
(T)
Projeto
– 4h
O
projeto como sucesso no processo ensino-aprendizagem da música. (T/P)
Conceção
de projetos consequentes de contextos de sala de aula; (T/P)
Voz
– 2h
Exploração
das capacidades da voz através do timbre, da dinâmica, da altura e do
andamento. (P)
Técnicas
de aprendizagem de canções elementares; (P)
Utilização
da mímica; (P)
Visionamento
de vozes referenciais na música jazz e contemporânea. (T)
Didática
da Música – 3h
Perfil
musical da criança; (T)
Perfil do educador musical (T)
Formador
PEDRO FILIPE MORAIS DUARTE ARAÚJO CUNHA
Licenciado
em Produção e Tecnologias da Música pela Escola Superior de Música e Artes do
Espetáculo e Mestre em Estudos da Criança – especialização em Educação Musical
pela Universidade do Minho. Em 2013 doutorou-se em Ciências da Educação pela
Universidade do Porto com a tese Música Bem Temperada na Escola – Narrativas de
Vida na Construção da Profissionalidade de um Educador Musical.
Professor de música e investigador, tem vindo a desenvolver diversos projetos pedagógicos em escolas e municípios em níveis de ensino diversificados no que concerne ao ensino da música (creches, jardins-de-infância, escolas dos 1º. e 2º. CEB, escolas de música do ensino artístico especializado e ensino superior.
É,
atualmente, professor de Expressão Musical, Formação de Professores de Música e
Inclusão no Ensino da Música no Mestrado em Ensino da Música no Instituto
Piaget de Viseu. É autor de diversos artigos e ensaios relacionados com a
Didática da Música, em especial para o Jardim de Infância e 1.º CEB em revistas
científicas como a Diálogos com a Arte, a Associação Portuguesa de Educação
Musical, Investigar em Educação, Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação e
a Revista espanhola Tendências Pedagógicas.
Cronograma
28/09/2024 - 9h-13h e 14-17h Sessão presencial
02/10/2024 - 18h30-21h30 Sessão online
03/10/2024 - 18h30-21h30 Sessão online assíncrona
04/10/2024 - 18h30-21h30 Sessão online
07/10/2024 - 18h30-21h30 Sessão online assíncrona
08/10/2024 - 18h30-21h30 Sessão online
09/10/2024 - 18h30-21h30 Sessão online assíncrona
O evento decorrerá em b-learning: online (18h);
presenciais (7h)
Apenas 20 Vagas!
Registo de Acreditação: CCPFC-AAC-114249/22