Matemática recreativa: jogos, magia e outras atividades “fora da caixa"
A
sociedade atual exige dos cidadãos vários conhecimentos matemáticos nas mais
diferenciadas situações do quotidiano.
Melhorar
e promover a literacia matemática são objetivos pertinentes, de modo a preparar
as novas gerações para uma cidadania informada e uma partição ativa na
comunidade. O raciocínio lógico-dedutivo (saber pensar, prever a solução, aplicar
a imaginação e a criatividade a novas situações, …) é uma competência
importante não só para quem estuda matemática em ambiente escolar, mas também
para a futura vida adulta dos atuais alunos, uma vez que vivemos numa sociedade
cada vez mais tecnológica. Não será de mais recordar que conceitos matemáticos
estão atualmente direta ou indiretamente inseridos no trabalho diário de
praticamente todos os profissionais, pelo que a literacia matemática é um dos
pilares essenciais para uma inclusão plena na sociedade atual.
Neste enquadramento e face à emergência da necessidade da flexibilização
do currículo, esta formação visa promover a reflexão de práticas pedagógicas
didáticas e uma consequente alteração para práticas inovadores e criativas, que
se enquadrem no perfil do aluno à saída da escolaridade obrigatória e que
permitam desenvolver, por exemplo, o raciocínio estratégico e o pensamento
criativo que podemos encontrar nos jogos matemáticos e noutras atividades de
matemática recreativa
Objetivos
- Conhecer as atuais perspetivas preconizadas pela investigação em matemática
recreativa, numa lógica de articulação horizontal e vertical;
- Inteirar-se das potencialidades pedagógico-didáticas do jogo e das atividades
lúdicas como, por exemplo, a magia e o origami, numa perspetiva de uma melhoria
do desenvolvimento de competências lógico-matemáticas;
- Desenvolver as competências de matemática recreativa e lúdica dos professores,
permitindo-lhes, no futuro próximo, desenvolver atividades na sua prática
letiva de modo a estimular nos seus alunos uma maior literacia e interesse pela
matemática;
- Identificar práticas e estratégias de abordagem lúdico-prática e informal na
área da matemática e potenciais formas de implementação em contexto escolar;
- Apoiar os professores na conceção e construção de dispositivos
didáticos de articulação da matemática com outras áreas disciplinares.
Destinatários
Educadores
de Infância, Professores do 1º ciclo do Ensino Básico e Professores do 2º ciclo
do
Ensino Básico do grupo de recrutamento 230
Programa
-
Apresentação da formação e introdução dos conceitos gerais de matemática
recreativa (2h síncronas).
-
O origami como ferramenta para explorar conceitos simples de geometria em
contexto escolar (vértices, arestas, diagonal, etc), bem como para melhorar a
motricidade (1 hora síncrona para introdução aos conceitos básicos do origami; 1
hora assíncrona para pesquisa individual de uma atividade envolvendo esta
temática e 3 horas presenciais síncronas para a concretização prática dos
trabalhos de origami e partilha e discussão dos trabalhos entre o grupo de
participantes).
-
Jogos matemáticos de tabuleiro. Por exemplo: “Semáforo”, “Gatos & Cães” e
“Rastro”, jogos que estão presentes no Campeonato Nacional de Jogos Matemáticos
e que são especialmente destinados ao primeiro e segundo ciclo. Este conteúdo
será abordado do seguinte modo: 1 hora síncrona para introdução ao campeonato
nacional de jogos matemáticos, em particular aos jogos específicos para
primeiro e segundo ciclo; 1 hora assíncrona para leitura e compreensão das
regras dos diferentes jogos propostos e 3 horas presenciais síncronas para a
experimentação real dos jogos em pequenos grupos de modo a detetar potenciais
dificuldades, bem como apreender potenciais estratégias vencedoras.
-
Jogos matemáticos digitais, em língua portuguesa que permitam desenvolver as
mais diversas competências lógicomatemáticas acessíveis aos alunos do primeiro
ciclo. Como exemplo, explorar-se-á em profundidade a aplicação ATRMini (gratuita),
bem como aplicações de Sudoku e outros jogos para crianças. Este conteúdo será
abordado numa hora síncrona, seguida de duas horas assíncronas onde os
participantes da ação irão explorar individualmente os jogos apresentados.
-
Exploração de atividades de magia com uma forte estrutura matemática na sua
conceção. Estas atividades serão sempre adequadas ao nível de ensino em causa,
explicitando-se sempre quais os conteúdos matemáticos que estão a ser trabalhados.
Esta seção irá ser trabalha em 4 horas totalmente síncronas.
-
Preparação e apresentação dos relatórios finais dos participantes. Serão
reservadas 3 horas para a sua elaboração (assíncronas), seguido de 3 horas de
apresentação e discussão dos trabalhos individuais (síncronas).
Formador
Hélder Pinto: tem uma vasta experiência no âmbito da Matemática Recreativa tendo publicado vários livros nessa área em colaboração, por exemplo, com a Sociedade Portuguesa de Matemática (SPM) e a Federação Portuguesa de Futebol. Colabora ainda com o Clube de Matemática da SPM na divulgação de matemática através da publicação mensal de textos matemáticos para o grande público. Tem feito ainda diversas intervenções em escolas (do pré-escolar ao ensino secundário), bem como participado em encontros de professores de matemática como, por exemplo, o Profmat. É ainda colaborador regular do Jornal das Primeiras Matemática, publicação da Associação Ludus responsável pelo Campeonato Nacional de Jogos Matemáticos.
Cronograma
26/10/2024 - 9h-13h Sessão presencial
04/11/2024 - 18h-20h Sessão online
09/11/2024 - 9h-13h Sessão online
11/11/2024 - 18h-20h Sessão online
16/11/2024 - 9h-13h Sessão online
23/11/2024 - 9h-13h Sessão online
25/11/2024 - 18h-20h Sessão online
30/11/2024 - 9h-12h Sessão presencial
O evento decorrerá em b-learning: online (19h);
presencial (6h)
Apenas disponibilizamos 20 vagas
Registo de Acreditação CCPFC-ACC-114246/22